O Ser Excelente
Jó 40:10 " Orna-te pois de excelência e alteza..."
O Senhor quer que sejamos excelentes! Mas como o seremos? Como podemos nos vestir de excelência? como poderemos ser melhores? É necessário observar as referências que Deus faz ao 'ser excelente' dentro da Palavra.
O que quero dizer é que não podemos concluir o que é ser excelente. O nosso referencial e parâmetros para isso são falhos, é preciso ter a definição de Deus pra entender melhor sobre isso.
Uma das coisas que temos que levar em consideração é a seguinte; Deus deseja excelência de nossa parte para tocarmos vidas em primeiro lugar, logo, quando somos excelentes para Deus, nem sempre iremos agradar as pessoas, poderemos até tocar no coração delas, agora se iremos agradar, só Deus o sabe.
No versículo supra citado vemos o Senhor nos sugerindo a vestirmos-nos de excelência, e lá em I Corintios Ele nos mostra o caminho que nos conduz a isso:
ICor 12:31 " E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente"
E a partir daí Ele começa a falar sobre o amor. É possível ver então que o amor é o caminho pelo qual alcançaremos a excelência em nossas vidas. É só refletir um pouco; Jesus foi excelente? Sim, claro! Mas como ele alcançou isso? Através do amor! A Palavra diz que que Jesus era movido por/pela compaixão. E o que seria isso se não fosse amor?
Outra referencia a ser analisada é Filipenses 1:9
"E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça."
Mais uma vez podemos ver o quanto a excelência está ligada ao amor. E por que o amor? Porque este nos leva a dedicação, esta portanto "é o primeiro passo para ter excelência no ministério"(David Coopeland). É possível expandir esse conceito pra cada um dos aspectos da nossa vida, ou seja, excelência no ministério, na profissão, etc.
De acordo com Filipenses 1:9, o amor cresce, ou seja,Deus "derramou amor no nosso coração"(Rm 5:5), e achou pouco e nos disse que este cresce também. E a partir daqui quero enfatizar um tópico importante: A consideração pelo meu irmão em Cristo e pelo próximo. Os filipenses davam boas recordações a Paulo, eles pareciam estar tão unidos a ele a ponto de Paulo sentir saudades deles, havia um amor fraternal tão imenso ali que Paulo orou a Deus " que o vosso(esse) amor cresça" , como era bom esse amor não era mesmo?
Mais como ele queria que esse amor crescesse? Em sabedoria e percepção, sabedoria para suportar, percepção quanto a vida do meu irmão para orar por ele e ajuda-lo, Em I corintios 13 diz que o amor é paciente, e tudo suporta, a bíblia também nos diz: " suportai-vos uns aos outros"(EF 4:2). Se andamos em amor somos excelentes diante do Senhor, a unção existe sim, para nos ajudar a tornar os serviços(ministérios, socorros, dons...) excelentes para as pessoas, isto é, a unção nos torna excelentes diante das pessoas mais andar em amor nos torna excelentes diante do Senhor.
A exatidão do exercer o nosso chamado é primeiramente se vestir da excelência que agrada aos Senhor, e Ele me ungirá de uma excelência que libertará os homens. A ordem correta dos 'fatores' é: Agradar a Deus, e Ele agradará aos homens. E nesse caso 'a ordem dos fatores' alteram os resultados.
Juliana C. Marques